Número de católicos na América Latina continua em queda Popularidade do papa Francisco não reverteu tendência


Número de católicos na América Latina continua em quedaNúmero de católicos na América Latina continua em queda
A América Latina concentra mais de 425 milhões de católicos, que são quase 40% de todos os fiéis católicos do planeta. Mesmo assim, o número de pessoas que trocaram o catolicismo por outra confissão religiosa continua aumentando anualmente. O êxodo maior é para as denominações evangélicas.
Embora o papa Francisco tenha uma imagem muito positiva na América Latina, isso não foi suficiente para reverter a contínua queda nos índices dos 18 países pesquisados pelo instituto PEW Research. Os dados divulgados ontem (13), mostram que apenas 69% dos adultos atualmente se identificam como católicos na América Latina.
Como 84% afirmaram que foram criados dentro do catolicismo, a conclusão é que 15% hoje estão em outras igrejas. Ao mesmo tempo, 9% dos latino-americanos dizem que foram criados como evangélicos, mas 19% afirmam pertencer a uma igreja de raiz protestante, o que confirma essa transição religiosa.
“Em todos os países pesquisados, a Igreja Católica registrou perdas por causa da mudança religiosa, já que muitos latino-americanos foram para igrejas evangélicas ou simplesmente rejeitaram a religião organizada”, afirma o estudo.
Para termos de comparação, um em cada cinco brasileiros e um em cada sete venezuelanos afirmam ser “ex-católicos”. Na Colômbia, 74% dos que hoje são evangélicos afirmam que foram criados como católicos.
O Pew considera como evangélico os que afirmaram ser membros de igrejas batistas, adventistas, metodistas, presbiterianos, luteranos e igrejas pentecostais. Aliás, estes são quase metade dos fiéis, sendo a Assembleia de Deus a igreja mais citada.
Ao serem questionados sobre o motivo de saírem da Igreja Católica para uma denominação evangélica, as respostas mais comuns foram:
motivos para sair da igreja catolica Número de católicos na América Latina continua em queda
O estudo da Pew, intitulado “Religião na América Latina – Mudanças difundidas em uma região historicamente católica”, mapeou as práticas religiosas em 18 países da América Latina e do Caribe, com exceção de Cuba.
A pesquisa mostra que a eleição de um papa latino é vista como positiva. Na Argentina, sua terra natal, 91% dos adultos têm opinião positiva sobre Francisco, enquanto apenas 3% afirmam ter uma visão negativa. A aprovação entre os brasileiros é de 90%.
Entre os “ex-católicos”, quase metade manifesta apoio ao pontífice ou considera que seu papado representa uma mudança para a Igreja Católica.
Andrew Chesnut, professor da Universidade Commonwealth da Virginia e um dos autores da pesquisa, asseverou: “Se hoje temos o primeiro papa latino-americano é principalmente por causa da competição pentecostal na América Latina. A Igreja Católica passar por uma crise de pânico. Se não conseguirem parar o avanço evangélico no continente, o futuro da instituição está seriamente ameaçado”.
Atualmente o Brasil ainda tem a maior população católica do planeta, onde 61% da população afirma ser católica. Ao mesmo tempo, no Brasil, 8% dos entrevistados afirmam ser ateus, agnósticos ou sem religião. Contudo, apenas 37% dos católicos afirmam ir à igreja ao menos uma vez por semana, contra 76% dos evangélicos. Especialistas projetam que em 2030, o país já não terá mais uma maioria católica.
O Instituto Pew é um dos órgãos de pesquisas independentes mais respeitados dos Estados Unidos. O levantamento foi feito com base em mais de 30 mil entrevistas, realizadas entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014. Com informações Wall Street Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário