Qual é o teu objetivo?

Ef. 5:15-16

(EF 5:15) - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 
(EF 5:16) - remindo o tempo, porque os dias são maus.

Cl.4:5
(CL 4:5) - Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
Temos e somos uma Igreja. Que tipo de Igreja queremos queremos ser neste inicio de milênio ?


Precisamos deixar, durante esse tempo, que o Espiríto de Deus disponha mais de nós. Sem que Ele tenha mais de nós, torna-se difícil fazermos mais através dEle.
Judas 1:3 
(JD 1:3) - Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 
A vida cristã é uma batalha de fé que exige de nós eficiência na montagem de estratégias e no planejamento de nossa ação.
O nosso tempo é uma parte desse esforço em direção ao alvo. Atingir esse alvo exige o estabelecimento de planos de ação.

Por que não atingimos os resultados propostos por nós ?

Alvos propostos -> Muitas vezes atingimos e outras ficamos frustados.

A vida cristã exige uma estratégia, a fixação de alvos, o estabelecimento de prioridades.

Não podemos lançar mão do arado e olhar para trás. Lc 9:62 - Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. 
Fl. 3:12-16
(FP 3:12) - Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 
(FP 3:13) - Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 
(FP 3:14) - prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 
(FP 3:15) - Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 
(FP 3:16) - Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

1 - OS ALVOS NOS ESTIMULAM ÀS MUDANÇAS
Neste mundo, estamos sempre diante de muitas escolhas.
O sucesso depende da escolha certa, da opção viável. As pessoas vencedoras estabelecem alvos, priorizam e planejam bem.
Como servos de Deus devemos ter alvos inteligentes.
(2TM 2:15) - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
(2TM 2:16) - Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
(FP 3:14) - prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
(FP 4:4) - Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 
(FP 4:5) - Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 
(FP 4:6) - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 
(FP 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

2 - RENOVAMOS NOSSA VIDA RENOVANDO NOSSOS ALVOS
O cristão deve conduzir bem a sua vida. Não conseguirá isso sem aplicar-se à oração, à leitura e reflexão da Bíblia, à leitura de boa literatura, além da confiança de que Deus quer e pode ajudá-lo a atingir alvos superiores e inteligentes, principalmente os de efeito coletivos.
Até que ponto as pessoas que vivem em torno de nós estão sendo modificadas pelo nosso exemplo de vida ?
Quais os alvos que estabelecemos, procurando beneficiar os nossos familiares, nossa igreja e os nossos companheiros de trabalho ?
Como temos aproveitado nosso tempo ?
Alvos prioritários em nossa vida ?
(MT 5:48) - Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

3 - SE TEMOS ALVOS, DEVEMOS ESTABELECER PRIORIDADES
Americano - Provérbio: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Já o europeu - Deixe tudo que puder para amanhã, pois amanhã talvez não tenha de fazê-lo.
Alvos, prioridades e planejamento nos conduzem a uma vida de propósitos e nos ajuda a equacionar problemas existenciais.
O que é mais importante, e o que é mais urgente ?
Que alvos devemos colocar em primeiro lugar ? Quais os mais importantes ?
Quem não sabe administrar o tempo não sabe estabelecer prioridades.
Não devemos esquecer que acima dos nossos planos está a vontade soberana de Deus.
(TG 4:13) - Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 
(TG 4:14) - Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 
(TG 4:15) - Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Devemos, diante disso, ter a capacidade de mudar nossos alvos sempre que necessário.

4 - SE TEMOS ALVOS E PRIORIDADES, NECESSITAMOS DE PLANEJAMENTO
Quem planeja bem poupa tempo.
Através do planejamento, podemos comunicar a nós mesmos e aos outros aquilo que queremos. (AM 3:3) - Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
Se eu não sei para onde está querendo ir, como poderei acompanhá-lo ?
Planejamento na vida do cristão ajuda verdadeiramente a compreender "qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
O cristão quando faz, tem que fazer o melhor e da melhor forma.
Pior do que planejar é planejar e não executar.
Para executar um planejamento: habilidade, fé, coragem e determinação. Temos grandes desafios pela frente, a medida que vamos executando o que planejamos.
O lider deve primeiro planejar as suas tarefas para depois planejar as dos seus liderados.
(JR 48:10) - Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do
Pregações Evangélicas.

Estudo - Parabola do Filho Prodigo

Lucas 15:11-32

Hoje vamos analisar a vida deste personagem bíblico muito conhecido: o filho pródigo. Aqui vamos aprender a nunca sair da presença de Deus, mas a permanecer sempre em Sua casa e a observar os seus princípios. Todos nós, a semelhança daquele jovem, somos ou já fomos filhos pródigos, assim as lições da vida dele se aplicam às nossas vidas também. Vejamos as lições que aprendemos neste texto:
1. As nossas decisões determinam as nossas circunstâncias.
Sua vida não muda a menos que você entenda que é você quem cria as suas circunstâncias, favoráveis ou não. Você pode culpar as pessoas, pode culpar a Deus ou ao inimigo, mas o fato é que as suas decisões e ações criam as suas circunstâncias abrindo brechas para Deus ou para o inimigo agir.
Veja o filho pródigo. Depois de pedir a parte que lhe cabia na herança ele saiu de casa e junto com os amigos caiu na farra e torrou todo o dinheiro que possuía. A situação foi ficando cada dia pior até que ele chegou ao fundo do poço. Ele passou a comer com os porcos. Comer com porcos era o fim a linha para um judeu.
Pense comigo: A condição daquele moço não era culpa do governo, nem da falta de educação apropriada e muito menos pelo desemprego crescente que poderia existir naquela época. Alguém poderia dizer que a culpa poderia ser do pai que o traumatizou ou porque ele foi irresponsável ao dar ao filho a herança mesmo sabendo que o filho era imaturo e ainda não tinha condições de lidar com tanto dinheiro.
 Se fosse em nossos dias alguém poderia dizer que a culpa é da globalização e da crise financeira mundial, por isso aquele jovem perdeu toda sua fortuna de forma tão rápida. Preste atenção, na realidade aquele jovem mesmo foi o responsável. Esta é a verdade. As decisões dele determinaram as suas circunstâncias. Este princípio vale para todos nós, pois somos responsáveis pelas consequências de nossas ações. Se fizemos as escolhas, então devemos arcar com as consequências. Não adianta culpar a quem quer que seja.
2. Aquele que não ajuda, inevitavelmente vai atrapalhar.
Precisamos ter cuidado com pessoas que não nos acrescentam coisa alguma, mas que acabam por nos levar a perder coisas. Sempre se pergunte: “em que esta pessoa está contribuindo para melhorar a minha vida em Deus?” Existem muitos tipos de relacionamentos perigosos. As pessoas mais perigosas são aquelas que nos levam a perder o temor a Deus. Perto delas o pecado parece perder a gravidade.
A sua vida depende das pessoas que você permite ao seu redor. As pessoas ao seu redor vão determinar as experiências que você terá em Deus. As pessoas ao seu redor vão alimentar força ou fraqueza em você. O texto diz que aquele jovem gastou o seu dinheiro vivendo irresponsavelmente e ouça-me, não foi junto com bons amigos que ele gastou, mas com más companhias. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida.
3. A intolerância com o seu presente criam ou definem o seu futuro.
O filho pródigo não teria voltado para casa se não tivesse ido comer com os porcos. Deus permite a dor e a crise para mostrar o que somos, mas é necessário que não nos conformemos com a dor. Não podemos nos acostumar com o que é ruim.  Quando dissermos basta à situação, ela começará a mudar. O jovem não se conformou em viver na miséria. Mesmo sabendo que era responsável por aquela situação, ele preferiu confiar no amor do pai e voltar para casa. Se ele tivesse se acomodado nunca teria voltado e conseqüentemente teria uma vida miserável.
4. Não existe mudança sem dor.
Toda mudança vem acompanhada por crises, perdas e pressões, pois mudança exige renuncia. Não podemos ter a ilusão de que cresceremos sem dor. Aqueles que estão buscando apenas o conforto e o prazer terão dificuldades em avançar. Naturalmente não buscamos e nem queremos a dor, mas não temos a ilusão de que poderemos mudar sem provar dela. Se o filho pródigo tivesse prosperado em um estilo de vida errado, ele nunca teria voltado e teria se perdido. A perda o levou à mudança e foi isso que mudou o seu destino para melhor. A perda é também a cura mais rápida para a ingratidão. Só depois de perder tudo foi que o nosso jovem percebeu o valor daquilo que havia perdido, como o valor da casa do pai que havia abandonado.
5. Você nunca mudará o que você é até perceber quem poderia ser.
O que você vê determina o que você sente. O que você sente determina o que você faz e, o que você faz determina o que você é. Comece a ver o que Deus planejou que você fosse, e você terá fé para entrar na realidade.
O jovem pródigo estava ali sentado junto aos porcos pensando que ele poderia estar numa posição melhor se ele pelo menos pudesse ser um empregado de seu pai. Ali ele começou a ver o que ele poderia ser. Ele não viu tudo claramente porque a sua mente comercial lhe permitia ver apenas uma parte do que ele poderia ser. Mas aquela pequena luz foi suficiente para levá-lo a sair da sua posição de miséria e avançar para o seu verdadeiro destino.
Você ficará dando voltas intermináveis na sua vida a não ser que você perceba aquilo que pode vir a ser em Deus. Mude o seu foco. O que você crê e diz no Senhor Deus determina o que Ele está disposto a fazer por você!
6. Serás lembrado pelos problemas que você resolveu ou por aqueles que você criou.
Nós decidimos como queremos ser conhecidos hoje e como queremos ser lembrados no futuro. Aqueles que resolvem problemas deixarão saudade, mas aqueles que são problema vão sem fazer falta alguma. O jovem tornou-se célebre pelos problemas que ele causou ao seu pai. Além do prejuízo financeiro e das noites em claro, podemos imaginar a angústia e a saudade daquele homem preocupado com o seu filho.
Você decide que tipo de legado quer deixar e como quer ser conhecido e lembrado, ou mesmo se quer ser lembrado. Se deseja ser lembrado mude a sua postura. Em vez de ser um problema, torne-se um resolvedor de problemas. Faça parte da solução e não do problema.
7. Deus nunca consulta o seu passado para determinar o seu futuro.
O pai não determinou o futuro do jovem com base nas suas decisões passadas, nem com base nos seus erros e orgias com os amigos, nem por ter perdido o dinheiro da família. Mas determinou com base em sua nova postura e decisão.  Não fique preso ao seu passado como se o projeto de Deus para a sua vida estivesse condicionado a ele. Creia em Jesus Cristo e Jogue fora e renuncie a culpa, o pecado e creia no completo perdão do Pai. Imagine se o filho pródigo rejeitasse a festa dizendo-se imerecedor. Aquilo feriria o coração do pai muito mais.
8. Satanás sempre usará alguém próximo a nós para tentar entrar em nossa vida.
É interessante que o ponto de ataque de Satanás foi justamente o irmão do filho pródigo. O inimigo sempre vai tentar nos atingir a partir de alguém próximo a nós. Esteja atento as pessoas próximas de você, como família, amigos e colegas, pois o diabo tentará atingi-lo principalmente através deles. Não fique decepcionado se eles não entenderem sua experiência com Deus e até passarem a persegui-lo ou a rejeitá-lo por causa disso.
9. Vá aonde você é celebrado em vez de ir onde é tolerado.
O jovem fez a escolha certa: ele foi para a casa do pai onde sua presença foi celebrada e não em outro lugar onde sua presença seria apenas tolerada. O nosso lugar é onde somos celebrados. Vá para a igreja onde você é aceito incondicionalmente e não para a turma onde você precisa ter dinheiro ou o carro do ano. Venha para a célula onde festejamos o seu aniversário, e não para onde eles se lembram com dificuldade do seu nome. Vá para a Casa de Deus onde você pode ser você mesmo e fuja daqueles lugares aonde a sua espontaneidade se vai, e você tem de usar máscaras para ser aceito.
10. Temos a bênção não porque merecemos, mas porque em Cristo cremos e recebemos a graça de Deus.
 O filho que fora ingrato não valorizando àquilo que tinha agora se contentava em ser apenas um empregado, mas o pai lhe dá uma grande demonstração de perdão, amor e aceitação. Quando o filho pediu a herança antes de o pai morrer, ele estava desejando a morte do pai. É difícil imaginar um pecado maior que esse. Mas quando o pai o avistou vindo ao longe, diz a Palavra que ele saiu correndo para encontrar o filho mostrando o seu amor gracioso. Para muitos de nós é difícil imaginar que Deus possa estar alegre conosco e celebrar esta comunhão. Mas é exatamente isso que a Palavra de Deus afirma: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo (Sl. 3:17)”. O filho queria trabalhar, mas o pai o convidou para uma festa. Vamos festejar, estou feliz com sua presença aqui!!! Amem?
Pregações Evangelicas.

Como identificar um falso profeta



É comum os falsos evangelistas comoverem seu público com táticas, estratégias de auditório, recursos neurolinguisticos, porém sem nunca usarem o texto bíblico (ou quando usam, adaptam aos seus próprios interesses).
Estas “criaturas” sempre enfatizam o visível, palpável e material. Andam movidos pelo meio de se chegar a algo e não pelos princípios. Eles sentem, por exemplo, alegria em profecias, línguas estranhas, mas estranhamente não têm o mesmo entusiasmo quando na conversão de um pecador.
São indícios estranhos, concorda? Mas vamos direto aos 5 pontos:

1) O que o falso profeta fala pode se cumprir, porém, ele conduzirá os fieis a práticas não-bíblicas [Dt 13.1-3] - Lembremos que esta observação é super relevante: não é a “profecia” que se cumpre ou não, mas o que mais importa ele está ensinando ao seu rebanho. Quando Cristo diz que é a videira verdadeira (Jo 15.1-5), certamente deve haver outras falsas, visto que as folhas (dons) não são determinantes para se constatar a veracidade, mas a raiz (ensino da Palavra).
2) O falso profeta certamente acrescentará novos ensinos a Palavra de Deus [Dt 18.20] - Vejam como alguns pregadores televisivos andam inovando e acrescentando doutrinas (“Unção Financeira dos últimos dias”, “Medida Extra”, “Unção da Meia”, “Desafio da Fé”, “Fogueira Santa, etc.) e tire suas conclusões.
3) O falso profeta tem aparência de ovelha [Mt 7.15]  - E realmente essa aparência convence, cativa, e aprisiona muitos fracos em seu cativeiro religioso. Os fieis sentem-se presos emocionalmente, devedores de dízimos, ofertas (a ele), e possuem uma gratidão exagerada, colocando o tal líder como uma espécie de “ungido privilegiado” cujo poder e orações são hiper-inspiradas pelo divino (um tipo de segundo intercessor). Geralmente ele é o centro da idolatria na vida dos fieis. “É Deus no céu e o seu pastor na terra”.
4) O falso profeta irá procurar fazer as mesmas coisas que Cristo fez, como se possuísse a mesma condição e posição [Mt 24.4,5,24] – Com certeza não é difícil localizar algum desse por aí que se diz ser o próprio Cristo em pessoa, ou talvez, que tente demonstrar que tem a mesma autoridade, domínio e poder sobre as pessoas e sobre o mundo.
5) O falso profeta usará “sinais” que servirão de engano para arrebatar o povo [2 Ts 2.3-9] – O interessante é notar que tais sinais também acompanharão as curas e milagres, contudo vale salientar que tais obras, embora parecendo ser algo bom e operado pelo próprio Deus, na verdade não é. Deus chama estas obras de iniquidade (veja em Mt 7.21-23), logo quem as comanda são os demônios.
O falso profeta rouba a Graça de Deus, aprisiona seus seguidores. Ele quer devorá-los, escravizá-los pelos sinais, propostas de curas e bem estar terreno. Note, jamais um falso profeta se valerá do Sermão do Monte (Mt. 5) e ensinará aos seus fieis as bem aventuranças; jamais pregará Cristo crucificado; jamais pregará que temos algo melhor na glória celestial.
Conclusão final. Se alguém porventura se enquadrar em apenas um desses pontos, não duvide, a Bíblia o intitula como falso profeta!
 
Pregações Evangálicas.

Barnabé - Um homem que fez a diferença



Introdução:
Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé. Seu nome inicial era José (O Senhor Acrescenta), mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé (Filho da Consolação). Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Num.35:6). Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão que nos trazem importantes lições:
1. MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA FAZENDO, FAÇA, OUTROS TE SEGUIRÃO
Barnabé não esperava que alguém fizesse ou o mandasse fazer, ele tinha iniciativa.
Ele vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro. Despertou assim nas pessoas o desejo de também contribuir (At.5)
Os versículos anteriores dizem que toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por que? Por que certamente foi ele que puxou a fila. Deus precisa hoje de “puxadores de fila”, gente que antes de mandar, faça.
Mesmo que ninguém esteja fazendo o bem faça, seja o ultimo elo de uma corrente de pecado e difamação, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.
2. MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA ACREDITANDO ACREDITE, OUTROS ACREDITARÃO (At.9:26 e 27).
Barnabé acreditava nas pessoas.
Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém (28). Paulo obteve plena liberdade junto à igreja (28)
Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos mais (29), ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.
Mesmo que ninguém esteja acreditando acredite, seja o ultimo elo de uma corrente de incredulidade, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.
3. MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA INVESTINDO INVISTA, OUTROS INVESTIRÃO (At.11:22, 25, 26).
Barnabé investia nas pessoas.
Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas (Gal.2:1).
Barnabé foi enviado pela igreja sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia (22),
Fez sua parte ali (23), mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes nem rivalidades, fizeram um grande trabalho (26).
Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja e investiu nele.
Mesmo que ninguém esteja investindo invista, seja o ultimo elo de uma corrente de medo pelo passado das pessoas, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.
 
Pregações Evangélicas.