Bóson de Higgs: saiba porque ela é chamada de “Partícula de Deus”

 
Bóson de Higgs: saiba porque ela é chamada de “Partícula de Deus”
A CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear — deve anunciar nesta quarta-feira (4), com 99,99% de certeza, que foram encontradas evidências sobre a existência do Bóson de Higgs, também conhecido como “Partícula de Deus”.
Segundo o “modelo-padrão”, a teoria da estrutura fundamental da matéria, elaborada nos anos 60, que descreve todas as partículas e forças do universo, o bóson de Higgs é considerado a partícula que proporciona sua massa a todas as demais.
A partícula teria surgido logo após o Big Bang e teria dado origem a toda matéria existente no universo. A teoria ainda não tinha sido comprovada. Mas agora aparentemente os físicos conseguiram mostrar a existência do Bóson.
Ele é chamado “Partícula de Deus” por causa do título do livro o Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman. O autor teria dado ao livro o nome “The Goddamn Particle” (em português, a partícula maldita), por causa da dificuldade em encontrá-la por meio de experimentos. O título foi, depois, cortado para “A Partícula de Deus” por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra “maldita” fosse ofensiva.
Modelo Padrão
O Modelo Padrão descreve todas as partículas fundamentais que compõe a matéria, assim como suas forças, segundo o Tecmundo. Essas partículas teóricas até agora puderam ter sua existência comprovada por meio de experimentos em equipamentos.
Estes testes já comprovaram a existência de quarks e neutrinos, o que confirmou que o modelo estava correto. A última delas seria o Bóson de Higgs, que demorou tanto tempo para ser detectado devido à energia necessária para reproduzir um em laboratório.
O bóson de Higgs leva esse nome pois foi descoberto, por dedução, pelo físico britânico Peter Higgs, que requereu a existência da partícula.
“A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs. Estes choques freiam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa”, explica o físico e filósofo Etienne Klein, segundo a AFP.
O campo de Higgs seria como uma espécie de cola em meio à qual as partículas se encontram unidas, o que seria percebido como massa.
Caso seja realmente confirmada a existência do Bóson de Higgs amanhã, os físicos poderão se preocupar em conseguir explicar algumas questões como força da gravidade, o tempo, a matéria escura e a antimatéria.

Censo revela que judeus são grupo religioso com maior renda e escolaridade

 
Censo revela que judeus são grupo religioso com maior renda e escolaridade
As informações do Censo Demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que entre os grupos religiosos com pelo menos 100 mil adeptos os judeus se destacam pela alta renda e escolaridade de seus adeptos.
Na religião, mais da metade dos seus seguidores, ou 62% com mais de 25 anos possuem nível superior completo o que vem a ser o maior percentual entre todos os grupos religiosos analisados. Segundo o jornal O Globo, a renda per capita nessa população também é a maior: R$ 4.701, em média.
De acordo com a presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, Sarita Schaffel, o povo judeu é conhecido como o “povo do livro”, justamente por um dos pilares de sua cultura ser o estímulo constante na aquisição de cultura.
“O povo judeu é o povo do livro. Aprendemos ao longo dos anos, com as seguidas perseguições que sofremos, que a cultura é o único elemento que ninguém pode tirar de um povo”, explica Sarita.
Ela acrescenta que as famílias judaicas consideram a educação dos filhos uma prioridade. Sarita acredita também que a associação entre renda e religião ainda gera preconceito por grande parte da sociedade. “Existem muitos judeus que passam dificuldades, mas somos muito solidários entre nós”, garante.
Para o professor de Sociologia da Religião da PUC-RS, Ricardo Mariano, a leitura e estudo do livro sagrado para a prática religiosa estimula a busca pela instrução como um fator primordial entre seus seguidores.
O especialista ainda analisa que o fato de a religião ser hereditária favorece a manutenção de taxas de instrução e renda altas. “O judaísmo é uma religião étnica, ninguém se converte judeu. Por isso, o perfil de quem pratica a religião não muda”. “O alto grau de instrução leva, naturalmente, a uma renda maior”, explica Mariano.
Além dos judeus, os praticantes do espiritismo também aparecem entre as pessoas que possuem, além de faixas de rendas mais altas, maior nível de instrução.
Outra característica dos judeus levantada é de estarem fortemente inseridos no setor empresarial e participarem das classes A e B da população.