Justiça concede habeas corpus para 18 policiais envolvidos na greve da PM na Bahia

                                                Líder da greve em Ilhéus, preso ontem, será solto

A Justiça concedeu no início da tarde desta terça-feira (27) habeas corpus para dezoito policiais envolvidos na greve da categoria na Bahia. Segundo informações de Rubens Rodrigues, advogado e integrante de uma comissão jurídica criada pelo deputado capitão Tadeu Fernandes (PSB), para auxiliar os PMs, os habeas corpus foram concedidos pelo desembargador João Bosco, do Tribunal de Justiça;

Serão liberados cinco policiais lotados em Ilhéus e treze lotados na capital. Ainda segundo o advogado Rodrigues, o juiz auditor Paulo Roberto se negou a cumprir o pedido e por isso o desembargador teve que enviar um ofício ao comando do Batalhão de Choque para que os policiais fossem liberados.

"O próximo passo agora é uma conversa com capitão Tadeu e governo juntamente com a comissão de Direitos Humanos para encerrar os trâmites e se necessário investigar os atos dos policiais com os critérios cabíveis", contou Rodrigues.

A assessoria do Tribunal de Justiça informou que os policiais vão responder em liberdade por ameaça à ordem pública. Entre os PMs liberados está o que foi considerado líder da greve em Ilhéus, Augusto Júnior, que foi preso na tarde de ontem.
Veja a lista de PMs que ganharão liberdade, segundo o "Pimenta na Muqueca": Elias Alves de Santana, Marcus Vinicius Santana Santos, Francisco Xavier Ataide Fonseca, Augusto Leite de Araújo Júnior, Fábio da Silva Brito, Alexandre Gabriel Carvalho, Josafá Ramos dos Santos, Paulo Cesar Cidreira Coelho, Aretuza Pereira dos Santos, Fábio Alves de Oliveira, Flávio Rogério de Souza Santos, Fábio Lima Dourado, Robson Francisco Santana, Valquer Cerqueira Pereira, Arlan Lécio Pires, Ivan Carlos Santos Leite, Carlos Augusto Cerqueira Rocha e Jeane Batista de Sousa.
Fonte: Correio da Bahia.

Com aproximadamente 9 mil civis mortos na Síria, ONU iniciará plano de paz

Com aproximadamente 9 mil civis mortos na Síria, ONU iniciará plano de paz
Kofi Annan, o enviado especial da ONU/Liga Árabe para a Síria, antecipou na semana passada ao chanceler brasileiro Antonio Patriota que acertara com o ditador Bashar al Assad o envio de observadores militares das Nações Unidas a Damasco. A medida visa começar a definir onde ficariam estacionadas as tropas internacionais a serem eventualmente enviadas ao país árabe.
As tropas vigiariam o cumprimento do ponto número dois dos seis constantes do plano Annan, qual seja “cessação de todo tipo de violência de todas as partes, vigiada pelas Nações Unidas”.
O governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, concordou em seguir o plano de paz proposto pelo enviado da ONU e da Liga Árabe. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo regime, embora representantes da oposição se mostrem céticos.
Para o ex-secretário-geral das Nações Unidas, o anúncio é “um importante passo inicial para trazer o fim da violência”. Ele ressaltou que a implementação do plano, na prática, é fundamental para lidar com a situação alarmante no país, que vive intensos confrontos há mais de um ano.
Organização das Nações Unidas estimou nesta terça-feira que mais de 9 mil civis já morreram na Síria em um ano de repressão do governo aos manifestantes que se opõem ao presidente Bashar al-Assad. Houve um aumento de quase mil mortes desde a estimativa anterior.
“A violência na região continuou sem cessar, resultando em um grande número de pessoas mortas e feridas”, afirmou o coordenador especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, ao Conselho de Segurança da organização, formado por 15 nações.
“Estimativas credíveis colocam o número total de mortos desde o início da revolta, há um ano, em mais de 9 mil”, disse ele. “É urgente parar o confronto e evitar uma escalada da violência do conflito.”
A estimativa anterior da ONU era de que mais de 8 mil civis haviam morrido.
Serry também falou sobre o anúncio de Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria, nesta terça-feira, de que o governo sírio havia aceitado o plano de paz com seis pontos proposto pelo ex-secretário-geral da ONU.
“Agora são necessárias medidas imediatas do governo sírio com relação aos seus compromissos e para demonstrar ao povo sírio que eles estão prontos para cessar a violência e para um processo político, questões sobre as quais (Annan) também falará com a oposição”, disse Serry.
Fonte: Verbo

Vou abraçar a candidatura que for mais competitiva, diz Wagner sobre Neto e Tarcízio


 
Em entrevista coletiva no evento que comemorou as 200 edições do programa Conversa com o Governador, Jaques Wagner falou sobre a sucessão eleitoral em Feira de Santana. Ele disse que irá apoiar a candidatura que tiver mais chance de competir com o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. 

Em entrevista coletiva no evento que comemorou as 200 edições do programa “Conversa com o Governador”, Jaques Wagner falou sobre a sucessão eleitoral em Feira de Santana. Ele disse que irá apoiar a candidatura que tiver mais chance de competir com o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.
 
“A eleição em Feira de Santana tem dois turnos. A preferência é para apoiar quem participou da campanha em 2010, o deputado Neto. Mas, eu compreendo que o ex-prefeito José Ronaldo pontua bem nas pesquisas. E, em relação ao candidato da base, eu abraçarei a candidatura que despontar como mais competitiva, para que possamos conquistar a prefeitura de Feira pela primeira vez.”
 
Ele acrescentou que está trabalhando a base nas cidades mais importantes do estado. “Se no mesmo município tivermos duas candidaturas de base, eu vou apoiar a candidatura que tiver mais chances de ganhar”
 
O governador deixou bem claro que não irá subir em palanque da oposição. “Não vou fazer palanque, mesmo que seja um dos nossos, que esteja com a oposição. Se for aglutinador da oposição ao governo estadual, certamente não estarei nesse palanque. Nossa base cresceu muito e hoje tenho que ter os olhos voltados para 2014, quando trabalharemos na reeleição da presidenta Dilma e também na eleição de algum companheiro nosso na Bahia”. 
 
Sérgio Carneiro - Sobre a possibilidade de Sérgio Carneiro voltar à Câmara Federal, Wagner foi taxativo. “Não posso garantir que teremos sucesso na tentativa. Mas, estou atento aos acontecimentos. Sérgio fez um trabalho maravilhoso, foi bastante elogiado, mas eu não posso tirar e botar secretários só pela vontade de ajudar. Preciso manter uma estabilidade no governo.”
Fonte: Gospel Prime.
 

Marco Feliciano fala sobre os escândalos da igreja evangélica: ruim dentro dela, pior fora


 
              Marco Feliciano fala sobre os escândalos da igreja evangélica: ruim dentro dela, pior fora
Diante de tantos escândalos envolvendo líderes evangélicos, muitas pessoas se desanimam na fé e param de frequentar as igrejas, de todas as denominações, quer estejam ligadas aos escândalos ou não. Para alertar essas pessoas do perigo, o pastor Marco Feliciano escreveu um artigo sobre o assunto.
Intitulado de “Sobre a Podridão Eclesiástica” o pastor, que também é deputado federal, não citou nome de líderes e nem falou contra os envolvidos, mas apenas se dirigiu aos membros lembrando a história da Arca de Noé, tentando imaginar como era difícil para eles estarem ali dentro com tantos bichos, tendo de cuidar de todos eles, mas do lado de fora estava pior: corpos espalhados por todos os lados.
“Creio, que houve dias em que eles desejavam não estar ai. Mas ao abrirem a escotilha e olharem para fora da arca, tinham a visão mais horrível que já tiveram. Pior do que os excrementos, a urina, o trabalho estressante, o cansaço latente dentro da arca, era ver, boiando sobre as águas do dilúvio, milhares de cadáveres em estado de putrefação”.
Com esse pequeno resumo ele tenta ensinar o leitor que mesmo tendo tanta sujeira dentro das igrejas o mundo está pior e sem esperança. “AINDA A IGREJA É O MELHOR LUGAR PARA SE ESTAR, pois, quando olhamos para FORA DA IGREJA, o que vemos? Um mundo maligno, cheio de violência, governado por pessoas egoístas, onde somos cercados por gente que não teme a Deus, e que a qualquer momento farão de tudo para nos derrubar, nos liquidar!”
Com isso Feliciano conclui dizendo que é melhor ficar dentro de uma igreja com podridão eclesiástica do que ficar fora dela. “igreja é como a ARCA DE NOÉ, ruim dentro dela? Um bilhão de vezes PIOR FORA DELA! Pois dentro dela, com todos os defeitos, ainda há esperança, pois se temos alguns que apostataram da fé, ainda temos um numero infinitamente maior de pessoas que oram, que choram, que clamam a Deus por justiça, por paz, por fé!”

Fonte: Gospel Prime.

Suicídio é mais provável entre evangélicos que entre católicos


 
                              Suicídio é mais provável entre evangélicos que entre católicos
Um novo estudo mostra como a religião pode influenciar as taxas de suicídio. Embora os dados tenham mostrado que os evangélicos sejam mais propensos a cometer suicídio que os católicos, a motivação ainda é pouco compreendida. Um novo estudo realizado pelos professores Sascha Becker (Universidade de Warwick, Reino Unido) e Ludger Woessmann (Universidade de Munique, Alemanha) demonstra a relação de causalidade entre o protestantismo e o suicídio.
Becker e Woessmann buscaram descobrir se a maior taxa de suicídio entre os evangélicos foi devido a uma auto-seleção. Poderia haver alguns fatores que influenciam se uma pessoa escolhe ser evangélico ou católico que ao mesmo tempo influenciam a probabilidade de eles cometerem suicídio.
Os números mostram que os evangélicos têm taxas de suicídio maiores do que os católicos “mas, se isso é devido a uma perspectiva religiosa é uma outra história”, explicou Becker em entrevista recente. “As pessoas podem dizer que se tornaram evangélicas para não cometer suicídio, é claro, mas podem ter feito esta escolha por diversos outros motivos que estejam de alguma forma correlacionada com um comportamento suicida”.
Em outras palavras, Becker e Woessman queriam entender se a relação entre a conversão e as altas taxas de suicídio era causal, e agora eles podem afirmar isso.
Para saber se a religião tem uma influência independente, os pesquisadores analisaram dados da antiga Prússia em 1800, para evitar quaisquer efeitos de auto-seleção.
A república da Prússia foi dividida em regiões católicas e evangélicas na época, e as autoridades governamentais mantinham bons registros sobre as causas da morte, explicou Becker. Como a grande maioria dos prussianos aderiu à religião predominante em sua região, comparar as taxas de suicídio nessas diferentes regiões evitaria os efeitos de auto-seleção.
Alguém de outro país, por exemplo, pode optar entre uma ampla gama de religiões e denominações. As pessoas escolhem livremente mudar de religião sempre que desejar. Assim, os pesquisadores não podem saber se alguém hoje que escolhe ser evangélico tem características que se relacionam com as altas taxas de suicídio, ou se a visão evangélica de mundo influencia nas altas taxas de suicídio. Em 1800, porém, a religião dominante era mantida pela grande maioria dos prussianos ao longo de toda a vida.
Becker e Woessman observaram que as taxas de suicídio nas regiões predominantemente evangélica são três vezes maior que nas regiões católicas. O estudo conclui que a religião de fato influencia nas taxas de suicídio. Agora, os estudiosos oferecem três hipóteses para explicar isso.
As altas taxas de suicídio entre os evangélicos em comparação com os católicos foram notadas pela primeira vez por Émile Durkheim, um dos pais da sociologia, em seu texto clássico “O Suicídio”, de 1897. Durkheim acreditava que as diferenças estavam relacionadas  com o fato de que os evangélicos são mais individualistas, ou colocam uma ênfase maior na autonomia individual. Os católicos, por sua vez, são mais comunitários, ou colocam uma ênfase maior sobre as comunidades eclesiais.
“A forma como chegamos a trabalhar sobre esta questão, é que lemos sobre a tese de Durkheim, que ressaltou como os evangélicos frequentemente têm uma religião mais  individualista que os católicos, que por sua vez dependem mais da congregação como um grupo de apoio nos momentos de dificuldade. O fato é que os evangélicos são mais individualistas que os católicos”.
Além dessa hipótese, Becker e Woessman também sugerem que as diferentes taxas de suicídio podem ser devido às diferentes formas como católicos e evangélicos veem a doutrina da graça.
Os católicos enfatizam mais as recompensas de suas boas obras ou a punição por causa de seus pecados. Os evangélicos, por outro lado, enfatizam que a graça de Deus não pode ser conquistada pelas boas ações. Como resultado, os ensinamentos católicos sobre o suicídio são mais rigorosos e se tornam mais internalizados pelos fiéis.
Uma terceira hipótese tem a ver com a confissão católica, ou o ato de confessar regularmente seus pecados a um padre. Os evangélicos não reconhecem este sacramento. Já que o suicídio é o único pecado que nunca poderia ser confessado para se pedir o perdão de um sacerdote, os  católicos acreditam que a absolvição é um elemento importante para fugir do inferno, podem ser menos inclinados a cometer suicídio.
Testar essas três hipóteses é o tema de pesquisas futuras, mas Becker assinala que é “extremamente difícil” encontrar maneiras de medir cada uma dessas variáveis, a não ser pela comparação de estatísticas.
A pesquisa de Becker e Woessman, que leva o título de “Batendo na Porta do Céu? Protestantismo e Suicídio” deverá ser publicado brevemente por uma revista acadêmica.
Traduzido e adaptado de Christian Post

Fonte: Gospel Prime.

Prefeitura inaugura portal com a frase “Carapicuíba é do Senhor Jesus” e gera polêmica


 
          Prefeitura inaugura portal com a frase “Carapicuíba é do Senhor Jesus” e gera polêmica
Para comemorar os 47 anos de emancipação da cidade de Carapicuíba, São Paulo, a prefeitura inaugurou um portal com a inscrição “Carapicuíba é do Senhor Jesus”, frase que gerou muita polêmica entre os moradores.
De um lado alguns consideram desnecessário fazer um portal só para declarar uma fé que não é a de todos naquela cidade, mas por outro lado muitas pessoas elogiaram a atitude da prefeitura.
“Eu moro na favela da Cohab I, faz três anos que moro aqui, onde consegui emprego, e para mim tudo melhorou. Eu gosto dessa frase sobre Jesus, porque abre as portas”, disse Meire Miranda, 32 anos, ao Mural da Folha de São Paulo.
Mas para Jorge Luís, 48 anos, a construção desse portal gerou expectativas na população que esperava por uma passarela de pedestres.  “Eles preferem fazer propaganda religiosa que salvar vidas”, diz ele falando que no local onde o portal foi construído muitas pessoas já morreram atropeladas.
A inscrição está localizada na rua Consolação, que é a principal via de acesso aos viadutos que separam Carapicuíba de Barueri. Mas a prefeitura garante que não gastou dinheiro com o portal, pois ele foi patrocinado pela Marabraz.
E sobre a construção de uma passarela foi informado que é inviável realizar esse pedido dos moradores, uma vez que a linha de trem de carga do IBC (Instituto Brasileiro do Café) que passa ao longo da via.
Antes de se tornar independente o município de Carapicuíba pertencia a cidade de Barueri até que uma emancipação político-administrativa autorizou a separação das cidades.
Com informações Folha de São Paulo

Fonte: Gospel Prime.