Igreja Universal se defende das acusações contra ela em Angola

Igreja Universal se defende das acusações contra ela em Angola                        Igreja Universal se defende das acusações contra ela em Angola
O ano de 2013 tem sido tumultuado para a Igreja Universal do Reino de Deus em Angola. Após a morte de várias pessoas durante a Vigília O Dia do Fim, na virada do ano, a igreja está sendo investigada pelas autoridades.
Considerada “ilegal” em vários aspectos, todos os cultos da IURD no país foram proibidos por 60 dias. Pelas contas da igreja, são 230 templos, com 430 pastores e cerca de 500 mil fiéis.
Houve várias manifestações apoiando e também criticando a decisão do governo. Nelson Pestana, pesquisador da Universidade de Luanda, chegou a afirmar que a suspensão de uma igreja é “inconstitucional” e que o presidente José Eduardo dos Santos cometeu “um atentado contra a liberdade de religião e do culto”.
O gestor econômico Faustino Mumbika culpou a polícia nacional pelo acidente que custou a vida de 16 pessoas. “A responsabilidade primária é da policia nacional, a falha foi completamente da polícia que a tem a obrigação  pedir desculpas e o estado responsabilizar-se pela indenização das famílias”, asseverou.
Esta semana a Universal se defendeu publicamente, afirmando que sempre respeitou as leis e as autoridades constituídas dos mais de 180 países onde está presente. Lembrou que está no país africano desde 1992 e possui “documentos oficiais expedidos pelo país” para provar.
Afirmou que a direção da Igreja Universal tem colaborado com as autoridades nas investigações das mortes ocorridas no culto realizado no Estádio da Cidadela Desportiva, em Luanda. A igreja insiste que prestou “todo apoio possível aos feridos e aos familiares das vítimas”.
Aproveitou para lamentar o fato de que ocorreram detenções de pastores da IURD em diversas localidades de Angola e que viaturas policiais ficaram estacionadas em frente aos templos.
No final, deixou claro que está “tomando as medidas cabíveis para restabelecer o pleno funcionamento da Igreja naquele país, certos de que a liberdade de religião, consagrada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e reiterada expressamente na Constituição da República de Angola, prevalecerá”. Com informações de Arca Universal e Voz da America.

Teto de igreja em Fortaleza desabada e deixa um ferido


Teto de igreja em Fortaleza desabada e deixa um ferido Teto de igreja em Fortaleza desabada e deixa um ferido
De acordo com o jornal Diário do Nordeste o teto da Igreja Renascer  no bairro de Genibaú, Fortaleza (CE), desabou na tarde desta quarta-feira (6) deixando uma pessoa ferida.
Dois irmãos estavam fazendo faxina na igreja na hora do acidente, uma criança e uma adolescente de 13 anos. O jovem acabou sofrendo 6 fraturas na coxa e na bacia e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As vítimas estavam preparando o prédio, que tem capacidade para receber 60 pessoas, para o culto da noite. A reportagem conseguiu falar com o pastor Raimundo Nonato que também é proprietário do local que afirmou que a construção da igreja foi feita sem nenhuma autorização da prefeitura.
Assim que tomou conhecimento sobre o acidente a Defesa Civil de Fortaleza e o Corpo de Bombeiros enviaram técnicos para vistoriar o local e averiguar as causas do desabamento.
Nesta quinta os fiscais interditaram o local para vistorias e foi identificado que não a reforma do local foi feita sem um responsável técnico como explicou o fiscal Dalbernon Cajado.
“Foi feito sem a técnica adequada, sem um profissional habilitado, no caso um engenheiro. Foi mal executada”, disse ele que não descarta que a igreja tenha que ser demolida.
Assista reportagem da Globo:

Cruzada Vida Vitoriosa para Você chega a Governador Valadares


Cruzada Vida Vitoriosa para Você chega a Governador Valadares                  Cruzada Vida Vitoriosa para Você chega a Governador Valadares
A cidade de Governador Valadares (MG) vai receber nos dias 29 e 30 de março a 17ª Cruzada Vida Vitoriosa para Você. O evento é promovido pela Associação Vitória em Cristo (AVEC) e conta com a pregação do pastor Silas Malafaia e a apresentação dos cantores da Central Gospel Music.
O evento vai acontecer no Parque de Exposições José Tavares Pereira a partir das 19h. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 mil pessoas participem dessa festa de louvor e adoração.
Os cantores que confirmaram presença na Cruzada Vida Vitoriosa para Você de Governador Valadares são: Danielle Cristina, Eyshila, Jotta A, Jozyanne, Nani Azevedo, Raquel Mello, Rachel Malafaia, Dayan de Alencar, Marquinhos Menezes e Lilian. A entrada é gratuita.
A cruzada evangelística acontece há cinco anos, sempre passando por cidades diferentes para levar a mensagem da palavra de Deus. Ao longo deste período cerca de três milhões de pessoas foram alcançadas, número que devem continuar crescendo, pois em 2013 a AVEC irá promover várias cruzadas pelo Brasil.
Serviço:
7ª Cruzada Vida Vitoriosa para Você
Data: 29 e 30 de março
Local: Parque de Exposições José Tavares Pereira
Endereço: Rua João Dias Duarte, nº 1450, bairro São Paulo, Governador Valadares – MG
Horário: a partir das 19h
Entrada gratuita

Ex-jogador do Santos usa futebol para evangelizar



Ex-jogador do Santos usa futebol para evangelizar 
                                       Ex-jogador do Santos usa futebol para evangelizar
O ex-jogador de futebol Roberto Brum, 34, passou por diversos clubes brasileiros, como Fluminense, Coritiba e Santos, onde foi campeão ao lado de Neymar. Ele encerrou a carreira em 2012, após trabalhar rapidamente como treinador.
Porém, preferiu não aceitar as propostas de clubes como Brasiliense-DF e CRB-AL, que lhe ofereceram salário de aproximadamente R$ 20 mil. Sua opção foi ficar morando em sua cidade natal, São Gonçalo (RJ), e hoje é pastor além de faz vários trabalhos sociais. Além dos cultos da sua igreja, participa de reunião com jovens e com uma tribo indígena da região, além de ensaios musicais.
Mas ele não se afastou totalmente do futebol. “Toda segunda-feira tem futebol evangelista. E não ria, não! Juntamos alguns ex-jogadores e usamos o futebol para evangelizar. Isso virou um braço da igreja. Fiz disso um entretenimento para pessoas que não são da igreja e não são evangélicos. Juntamos todo esse grupo e podemos jogar futebol, pregar a palavra de Deus e fazer um evangelismo, pregar pra quem não conhece. Coletamos também cestas básicas e ajudamos as pessoas carentes que participam”, explicou a reportagem do UOL.
Brum tem outros projetos paralelos. Pretende lançar em breve um DVD infantil para ensinar crianças a jogar futebol. Parte do que for arrecadado será destinado a projetos sociais. “Investimos R$ 140 mil para ensinar crianças a jogar futebol com princípios educacionais e incentivá-las a obedecer os pais. E também ajuda a discipliná-las. É bem animado. Uma parte dela será doada comunidades carentes, e outra para arrecadar fundos para outros projetos”, enfatiza.
O ex-jogador não vive do salário da igreja, mas da renda que obtém do aluguel de imóveis que adquiriu durante a carreira.
Entre as histórias do tempo de jogador, Brum lembra do gol  que marcou em uma vitória do Coritiba por 3 a 2 sobre o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro de 2004. O ex-volante estava separado de sua mulher em um momento de turbulência no casamento. Ele confessa que havia se deixado levar por algumas tentações do futebol como o dinheiro, vida noturna e mulheres.
Foi depois dessa dificuldade que Brum realmente passou a se dedicar à religião. Reatou com a esposa, que pediu que fizesse um gol como forma de homenageá-la no dia do aniversário dela. Ele argumentou que jogava numa posição em que não fazia muitos gols, mas a esposa questionou sua fé.
“Esse gol representou muito pra mim. Minha esposa foi muito especial na minha vida. Pois quando estávamos separados, ela não desistiu de mim. Ela orava por mim e tinha persistência. E acho que essa coisa dela me gerou a fé de achar que poderia fazer o gol”, lembra. No final do jogo, visivelmente emocionado, disse à imprensa: “Esse gol é pra minha esposa,  porque vivemos um triângulo amoroso”. Temendo ser mal interpretado, emendou. “Calma gente, calma gente. O triângulo amoroso é o seguinte: eu, minha esposa e Deus”, lembra rindo.