Parlamentar evangélico é preso suspeito de desvio de dinheiro público

Parlamentar evangélico é preso suspeito de desvio de dinheiro público

O programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou neste domingo, gravações da Polícia Federal (PF) que comprovam como agia a quadrilha comandada pelo deputado estadual Valter Araújo (PTB). O deputado evangélico presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB), foi preso em casa. Segundo a polícia, ele era dono de duas das quatro empresas que prestavam serviço ao estado e que desviavam dinheiro público com favorecimento em licitações.
Mais 13 pessoas foram presos suspeitos de desvio de dinheiro público. Policiais cercaram a Assembleia Legislativa no início da manhã e começaram a vasculhar salas para cumprir mandados de busca e apreensão. Revistaram até o lixo.
As gravações mostram parte da conversa de Valter com o ex-secretário José Batista da Silva. Ele aparece ainda em uma camionete conversando com um comparsa instantes após sair do banco em que teria ido pegar dinheiro de propina. O deputado estadual Saulo Moreira também foi gravado recebendo dinheiro em uma caixa. Segundo apurações do Ministério Público, Valter Araújo recebia entre 10 a 20% dos contratos que intermediava junto com Batista.
“O deputado é acusado de ser o principal responsável de todo o esquema criminoso que era operado dentro da Assembleia”, disse Donizete Tambbani, superintendente da Polícia Federal de Rondônia.
A estimativa é que em 2010 e 2011, as empresas que foram alvo da operação movimentaram cerca de R$ 120 milhões. Sendo que 15% deste valor teriam sido pagos em propinas a servidores estaduais acusados de facilitar a liberação de recursos e também a renovação de contratos.
Fonte: Verbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário